Há tanto tempo calada...

Quem me conhece sabe como eu sou. Sou daquelas pessoas que estao um dia inteiro a conversar se for preciso. Também nao sou nenhum papagaio, mas a verdade é que basta ter um interlocutor e para mim o silencio nao faz sentido. Tirando aqueles dias em que estou macambuzia, gosto de falar, de ouvir.
Escrever neste espaço acho que tem um pouco a ver com isso. À falta de interlocutor vou falando com voces, que um dia me vao ler.
Mas ultimamente ando silenciosa até comigo. Penso para dentro e por muito acompanhada que esteja, há coisas que só tenho partilhado com os meus botoes. Sei lá! Nao me tem apetecido falar, da mesma forma que nao me apetece escrever sobre coisas de chacha. E é assim que anda a minha cabeça: ocupada com coisas de chacha.
E chamo-lhes isso nao porque nao sejam importantes. Sao-o. A chachada toda reside no facto de ter de tomar uma decisao.
A velha questao do ir ou ficar, aquelas coisas que todos temos quando em algum momento da vida nos deparamos com dois caminhos possiveis. Para complicar a questao é que alem de ponderar sobre duas hipoteses, consigo ainda arranjar mais uns cenários possiveis para o que vou fazer a seguir.
Tudo isto para vos dizer que continuo na fase dos "ses". Se eu fizer assim, se for acola, se isto e se aquilo. Toda esta fase está a ser acompanhada dos devidos "mas". Mas fazendo assim, mas se for, mas se ficar. Dahhhhhhhhh
É que nem vou entrar em pormenores de maior. Nao quero ser chata. Tudo se resume a ficar mais uns tempos em Moçambique ou voltar para Portugal.
Esta experiencia esta a ser enriquecedora. Parece que sinto algo a mudar em mim. Sinto-me a crescer em todos os sentidos. No entanto ha muita coisa que me desagrada por cá e o balanço nao é suficientemente positivo para me fazer ficar por muito tempo. Sou capaz de ate ficar mais uns meses mas, mais que isso, duvido. E ok, definitivamente Maputo nao é o meu sonho mas... e Portugal?
O facto de ter vindo para cá nao foi à toa. Estava mesmo fartinha de lá estar, de viver num pais numa crise a todos os niveis. Estagnado em nome de cortes que nos vao levar sei la aonde. Em que se projecta nos cidadaos uma imagem de austeridade e de sacrificio, da politica do tem de ser, agora tem de ser assim. Tem que se aumentar os impostos, tem de ser. Tem de se reduzir ordenados, tem de ser. Tem de se despedir ai umas 100 pessoas, tem de ser. Corta-se tudo para depois sermos muito felizes. Mas eu confesso que nao tenho andado muito feliz com Portugal.
Quero ter direito a trabalhar, a evoluir profissionalmente, sem ter de estar filiada num partido qualquer ou ser "amiga" de alguém. Ter acesso a mais e melhor, porque trabalho para isso. Porque estou farta de historias na imprensa sobre aqueles que meteram e metem subsidios ao bolso, aqueles que se orientam com saquinhos azuis, aqueles que estao envolvidos em processos de corrupçao, aqueles que se orientam à nossa conta.
No fundo, cansei de Portugal e do doce "laisser faire, laisser passer" instalado. Sinto-me ali a nadar em seco e nao me parece que va algum lado. Nem eu , nem alguns de voces pelos vistos, que veem ainda mais contribuir para as minhas duvidas quando me transmitem que sentem o mesmo que me fez partir de lá.
É que já nem é o fenomeno do desempregado à procura de uma vida melhor noutro lugar. Portugal faz agora pensar até as pessoas que estao empregadas em sair, ir atrás de algo que lá nao há. Pura e simplesmente porque Portugal está parado.
O que vale a Portugal é ter lá as minhas raizes, a minha familia e nao poder passar sem isso. Sou definitivamente portuguesa, mas cada vez mais uma cidada do mundo porque no meio disto tudo só penso.... Portugal?!?!?! Também nao me apetece!!!

5 comentários:

Unknown disse...

pois minha amiga, li pk gosto de ler, li pk estou atento aos desabafos dos meus amigos, li pk...afinal ate estas super consciente do que se passa neste país, de orfãos, afilhados, enteados...e carneiros!!! Sim, carneirada, a plebe deste país...bem e eu estou cá...portanto...ninguem se ofende com as minhas palavras. Pois é, minha amiga...mas tu és suficientemente inteligente para saberes o que queres, ou pelo menos o que não queres. Apenas um amarguinho de boca...ver a hipotese de saires de cá. É que pessoas como tu, é que fazem cá falta...Bem deixa-me saír daqui, pk afinal o blog é teu. né?...eheheheh

jp disse...

O céu declarou-se ao mar, mas este negou-se-lhe. Ele era azul de mais para a sua camioneta.
nelson

UNITED PHOTO PRESS disse...

É engraçado. Os analistas em comportamento humano sempre usam algum argumento pouco convincente para explicar porque o ser humano, quando se encontra limitado de um lado, descamba por outro. “É seu inconsciente buscando uma fuga de algo que te limita e que você ainda não aceitou”. Nunca consegui me dar bem com meus analistas. Porém, há alguma razão no que dizem, afinal estudam anos a fio justamente para nos apontar um caminho, uma visão diferente da nossa obscuridade cognitiva.

S disse...

Ás tantas os especialistas teem razao. Mas porque raio se há-de aceitar o que nos limita??? Ainda consigo andar e portanto movo-me à procura.

jp disse...

Se até o mar não aguentou com o céu,
nelson