Calma

Chove sem parar. O som da chuva é intenso e entra dentro de mim. Um grilo, uma ave que não reconheço, fazem-se notar no meio de uma grande chuvada.
Não sei (penso). Estou aqui. E a calma que impera dentro de mim é por demais estranha.
Passei por aquela época meio estupída do Natal e Fim-de-Ano. Passei por ela sozinha.
Senti falta dos "meus", mas estranhamente, estou calma.
Tristeza, angústia, ansiedade, parecem-me agora, coisas do passado.
Hoje, enquanto fazia os cerca de 100 km que separam Nampula de Monapo, começou a chover. Passaram entretanto 5 horas e a chuva não pára de cair.
Enquanto na estrada, senti. Dito assim parece estranho, mas o facto é que aqui me sinto a sentir. Aprecio cada momento e neles reconheço a vontade de crescer, de viver. O céu coberto de nuvens negras mas vislumbra-se um arco-irís.
Sei lá... ligo este momento a tantos da minha vida, onde só conseguia vislumbrar negritude à minha volta.
Aqui, a natureza ensina-nos. Se calhar em Portugal também, mas lá nunca o consegui perceber. Aqui tudo é natural. A vida acontece. Sente-se, cresce-se, vive-se, sem esforço. Sem ter nada a temer.
Andei meses a falar sobre o tempo e sobre a forma como ele decorre em África. Agora noto em mim que essa preocupação não mais faz sentido. Estou atenta a tudo o que se passa à minha volta e não deixo passar nada despercebido. Absorvo.
Noutros tempos, o arco-íris no meio da tempestade estaria lá, e eu passaria por ele sem o ver. Olharia, mas não o veria.
A imagem que retenho na mente, que me fez pegar na máquina e fotografar, fez-me também pensar em todas as coisas que deixamos passar, sem realmente disfrutar.
Tanto me faz falta agora, os meus filhos, a minha família, os amigos e no entanto... estou calma. A vida não é perfeita, mas sei agora, que tenho os meus arco-irís.
Estou calma, porque agora sinto. Porque África ensinou-me isso.

(foi assim que dei por mim, no primeiro dia de 2008)


2 comentários:

Susana disse...

Acho que essa foi a minha grande descoberta em Africa - sentir que sinto! Sem mais... tenho saudades dessa calma... e de mais gente que sinta que sente. E que páre na estrada para tirar uma foto ao arco-íris!

S disse...

susana, e eu sinto falta de ti. Volta. :)