Demagogia

"O cómico Geldof e a falsa notícia

BES qualifica de “injuriosas” afirmações de Bob Geldof

Angola tem a triste sina de aturar todo o tipo de aventureiros, desde mercenários, que em 1975 invadiram o país, até briosos rapazes e raparigas que a coberto de organizações não governamentais ou da caridade barata nos entram pelas portas dentro.
Com calma, desprezando uns e pondo no seu devido lugar outros, o nosso país vai andando a um ritmo invejável, vai reconstruindo o que esses aventureiros ajudaram a destruir, vai fazendo do caos da guerra uma terra prometida, onde todos têm uma oportunidade e uma vida decente.
Agora que das cinzas da guerra nasce a nova realidade, os abutres de ontem radicalizam o discurso e lançam violentos ataques sobre Angola e os seus governantes.
O músico irlandês Bob Geldof foi convidado pelo Banco Espírito Santo (BES) e pelo semanário “Expresso” para ir a Lisboa falar sobre desenvolvimento sustentado. Mas em vez disso, tocou ao comediante Bob fazer a diferença. E fez. O convidado de honra do BES e do “Expresso” começou por fazer rir a selecta assistência que no caríssimo Hotel Pestana de Lisboa o ouvia atentamente, ao afirmar que “as casas mais ricas do mundo estão na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane”. Bob Geldof ou comportava uma dose excessiva de uísque ou não sabe sequer onde fica Luanda e muito menos Angola. Na baía de Luanda não há casas...
Embalado nos seus vómitos, o comediante britânico ousou insultar os angolanos, afirmando perante os convidados que “Angola é gerida por criminosos”. O organizador do Live Aid e do Live 8, no ambiente luxuoso do Hotel Pestana e ante os pobrezinhos do BES ou os proprietários do “Expresso”, resolveu ser malcriado. E os que nunca perdem a menor oportunidade para justificar uns pingos dos diamantes de sangue, logo se aproveitaram das tiradas cómicas de Bob.
Mas a notícia, que pelos vistos tem origem na agência noticiosa portuguesa Lusa, afinal tem o seu lado de falsa.
Bob Geldof é verdadeiro, trata-se daquele espertalhaço que fez concertos rock para matar a fome ao mundo, mandou uns bagos de jinguba para África e o resto foi para outros bolsos mais selectos. O BES também é verdadeiro, tem largos interesses económicos em Angola e, pelos vistos, a sua administração gosta de lidar com criminosos. Pinto Balsemão também é verdadeiro, embora adore vender ilusões. A falsidade da notícia está no facto de ter reportado que o embaixador angolano, Assunção dos Anjos, abandonou a sala quando o comediante Bob disse que Angola é governada por criminosos.
Na verdade, o embaixador de Angola em Portugal nem sequer estava na sala. Ninguém de bom-senso perde tempo a ouvir comediantes de quinta categoria, ainda que convidados por banqueiros milionários e o local do espectáculo seja o luxuoso Hotel Pestana de Lisboa.
Bob fez mesmo a diferença e portou-se como os seus contratadores queriam. Se um dia alguém o contratar para uma conferência no Hotel Alvalade, em Luanda, o músico vai chamar criminosos aos seus próprios governantes, descendentes de piratas e negreiros e que ainda hoje vivem na opulência à custa dos povos de África ou da Ásia. É tudo uma questão de dinheiro. Mas em Angola ninguém compra farsantes.
Pelos vistos o BES tem que ver quem convida para falar de desenvolvimento sustentado. É que lhe pode aparecer alguém a injuriar governantes estrangeiros."

in JORNAL DE ANGOLA www.jornaldeangola.com
Edição Online nº 2459 | Quarta, 7 de Maio de 2008

6 comentários:

jp disse...

http://daliteratura.blogspot.com/
a ler sobre o assunto

jp disse...

http://pedroroloduarte.blogs.sapo.pt/
já agora mais este

Rocket disse...

Olha! Um post sobre o Bob! Também fiz um...

Sorrisos em Alta disse...

Conta lá essa das garbosas raparigas a entrarem-nos pela casa adentro!!!
;o)

O Pinoka disse...

Não é preciso ir muito longe, depois de ver a grande entrevista que o primeiro-ministro português José Sócrates deu à SIC aqui há uns tempos, ficamos com uma ideia do que significa conivências, interesses e cumplicidades entre a comunicação social e o poder politico.
Beijinhos

Sorrisos em Alta disse...

Pronto, então esquece lá a da raparigas.

Há borga no sábado!
Vens???

É perto!!!
;o)