Bilene


O distrito de Bilene Macia está situado na parte sul da província de Gaza, em Moçambique. A sua sede é a vila de Macia.

Tem limites geográficos, a norte com o distrito de Chókwè, a leste com os distrito de Chibuto e Xai-Xai , a sul com o distrito de Oceano Índico e a oeste é limitado pelos distritos de Manhiça e Moamba da província de Maputo.

O distrito de Bilene Macia tem uma superfície de 2 719 Km² e uma população recenseada em 1997 de 133 173 habitantes, tendo como resultado uma densidade populacional de 49,0 habitantes/Km². A 1 de Janeiro de 2005 a população estava estimada em cerca de 165 104 habitantes, e uma densidade populacional de 60,7 habitantes/Km².

ps: dados demográficos um bocadinho desactualizados... mas só um bocadinho hihihi

Ser humano

Tenho andado assim como que a viver por instinto. Tipo os animais... quando nascem ninguém lhes diz nada, mas eles lá vão vivendo e fazendo o que é suposto fazer.
Pensando bem esta coisa de virmos ao mundo e termos que andar por cá sem manual de instruções é uma grande chatice. E depois temos um problema como raça humana... temos a mania que somos racionais.
LOL... acho que os animais se devem rir desta nossa faceta e nem vou explorar a irracionalidade humana em termos globais, que isso mandava já por terra a nossa suposta superioridade, tais os actos atrozes de que o ser humano é capaz.. Falo apenas das escolhas que vamos fazendo na vida.
Em tom de procura da felicidade - do que é melhor, do que queremos, do que gostamos, do que poderá mudar - fazemos escolhas.
E às vezes apetecia-me ser um animal... não pensar, não me questionar, não escolher. Nascer, pôr-me em pé, andar, alimentar-me e passar a vida assim sem mais preocupações a não ser manter-me longe de predadores.
Como ser humano a coisa complica-se. Temos isso tudo, com a agravante de haver também emoções no ar, sentimentos.
E há mais gente como eu, mais seres humanos, que também procuram algo, que também escolhem. Querem, desejam e anseiam.
E tanto querer, de tanta gente junta, dá uma grande confusão. Como seres humanos, estamos cada vez mais egoístas e noções como "união", "solidariedade" e "espirito de entre-ajuda"; estão cada vez mais votadas ao reino animal. A malta especializou-se mesmo em olhar para o próprio umbigo e é um salve-se quem puder.
"Eu quero é saber da minha vida, que já é tão complicada" - ouvi no outro dia. Ou seja, que se lixe o resto! Essa cena irrita-me um bocadinho - não podemos andar para aqui a lixar-nos para os outros. Ou podemos???
Bem, eu não quero isso para mim. Toda a minha vida fui o que se pode chamar de parva, porque nunca me importei de dar, ajudar, partilhar. E nem sempre fui reconhecida, mas também nunca foi isso o que me moveu.
Tenho este defeito de fazer sei lá o quê e aconteça o que acontecer fico sempre à espera que o inverso seja verdadeiro. Ás vezes é, às vezes não é. Tempos houve em que me desiludia quando tal não sucedia. Hoje em dia sei que a única hipótese é continuar a ser como sou e pura e simplesmente aceitar que há pessoas diferentes. A seguir ponho-me a desejar que sejamos todos mais "iguais". E que pensemos que andamos todos no mesmo mundo, e por enquanto vai havendo espaço para todos, sem precisarmos de nos atropelar....
Pronto... também não me vou armar em Madre Teresa mas bolas apetece-me ser um bocadinho vermelhinha e lembrar aquele senhor do "Solidarności" (Lech Walesa). Não me candidato a prémio nobel da paz mas queria mais do ser humano, de mim também.
Profissionalmente e sem saber bem como, tenho estado ligada à agricultura e lembro-me frequentemente de um tema abordado quando dou formação. Uso um flipchart para explicar as vantagens do associativismo que consiste em várias folhas com desenhos:
  1. um homem tenta empurrar uma rocha gigantesca montanha acima;
  2. um homem tenta empurrar uma rocha gigantesca montanha acima - enquanto uma multidão observa;
  3. um homem tenta empurrar uma rocha gigantesca montanha acima - suando por todos os lados - enquanto uma multidão observa;
  4. um homem tenta empurrar uma rocha gigantesca montanha acima e pára - sozinho não consegue;
  5. um homem tenta empurrar uma rocha gigantesca montanha acima - e de repente algumas pessoas resolvem ajudá-lo na sua tarefa;
  6. várias pessoas empurram a rocha gigantesca - com esforço
  7. várias pessoas empurram a rocha gigantesca - a rocha está no cimo da montanta - missão cumprida.
E esta cena até parece propaganda de esquerda, em jeito de "a união faz a força" mas não. O que eu queria mesmo era que as pessoas vissem mais além e quisessem saber só um bocadinho mais dos outros. Que pensassem... que puta de vida complicada - a minha, a tua, a deles - mas andamos todos aqui, bora lá ser "gente". Bora lá empurrar a rocha juntos!!! Que não ficasse tudo a olhar e a fumar um cigarrinho enquanto a rocha e a montanha levam a melhor. Enquanto isso não contece... vou continuar a viver por instinto, sem saber muito bem o que fazer, mas sendo quem sou... uma utópica alucinada pelos vistos.

Ganda tanga

Á conta do texto abaixo dedicado a “nuestros hermanos”, dei por mim no site do Babelfish para ver se a espanholada não me saia assim tipo algarviada. Estou para lá nas minhas pesquisas e vejo que não vai dar para traduzir portugues para espanhol. Do portugues so permite traduzir para ingles ou frances. Adiante que hei-de safar-me.
Mas dizem eles que teem uma opção que permite incluir no 5minutes a capacidade de tradução automática. E eu pensei... ora bora lá ver isto!!! Até era giro que os visitantes de outras "línguas" pudessem fazer mais que ver “bonecos”. E os fulanos do Babelfish são tão fixes que até teem lá uma opção para testar a dita ferramenta de tradução. Ora vejam...
Resolvi testar então a tal capacidade como eles sugeriam. Carreguei em “Experimente esta capacidade num conto de Mark Twain” e eis que me aparece esta janelinha:
Seleccionei a bandeirinha da lingua tuga e aparece-me a seguinte tradução, sem tirar nem por:
"o que pôde ele ser que você have.got na caixa?"
E o smiley diz, sorte de indiferente como, "pôde ser um papagaio, ou pôde ser um canário, pode ser, mas não é -- é somente justo uma râ."
E o companheiro fêz exame d, e olhou-o cuidadoso, e girou-o em volta desta maneira e daquela, e di-lo, "H'm -- assim que é. Bem, o que é bom para?"
"bem," o smiley diz, fácil e descuidado, "é bom bastante para uma coisa, mim deve julgar -- pode para fora-salta toda a râ no condado de Calaveras."
O companheiro fêz exame da caixa outra vez, e fêz exame de um outro olhar longo, particular, e dá-o para trás ao smiley, e di-lo, muito deliberado, "bem, mim não vê nenhum ponto sobre essa râ que é melhor do que toda a outra râ."

Perceberam???
Está claro que não!
A única coisa que se percebe é o texto na sua língua original. E valha-nos a capacidade de arranhar ingles suficiente para entender o texto porque senão poder-se-ia ficar com a ideia de que o Mark Twain era um alucinado que não dizia coisa com coisa..
Posto isto, desisti.... E os visitantes internacionais que se safem como puderem mas não vou usar a dita ferramenta no 5minutes. Assim como assim... os meus textos já teem o seu que de loucura e senhores do Babelfish deixem que vos diga: gandaaaaa tangaaaaaa de tradutor!!!!

Nuestros hermanos

Tenho andado aqui a pensar a respeito dos visitantes deste berlogue. Já vai em 31 países que aqui veem parar. E olhando para a lista é fácil de perceber que muitos devem chegar aqui mesmo à toa, por obra do acaso.
No entanto há uns quantos países que lideram o Top+ e aí também é fácil perceber a razão. Portugal e Moçambique pelas razões óbvias e outros porque tenho lá amigos. Mas e Espanha!?!?!? Diz que são quase 100 visitas castelhanas e que eu saiba não conheço lá ninguém. Mais me espanta que as visitas sejam regulares, sendo que todos os dias o número cresce. Ora estou aqui que nem posso para saber o que leva nuestros hermanos a ler os desabafos desta tuga. E em jeito de desafio aqui lhes deixo uma mensagem no meu melhor espanhol (castelhano) de trazer por casa...

Bien venido vecino español o será portugués? Sea como fuera, aparece siempre y siente-te a la voluntad para dar un hola por aqui. Satisface-me usted la curiosidad y dice lo que lo trae por aquí? El 5minutes lo da gracias por la preferencia. Saludos de Africa!!!

Lol será que esta perceptível? ;)
Ah... já agora... saudações de África para todos.

"Infinitamente"

Hoje andei eléctrica, activa, tipo formiga. Acho que para compensar a inércia de ontem em que mais parecia um vegetal. Hoje fiz quinhentas mil coisas e até me deu para fazer uma limpeza aos emails. Já tinha mais de oitocentos na caixa de entrada e olha... toca de ver aquilo tudo e deitar fora o que não interessa. Nesta minha tarefa, deparo-me com umas fotos que me puseram de taxa arreganhada. Fotos minhas e do meu menino... uhm o meu amor que me faz tanta falta.

Porque o meu menino:
Faz-me sentir sempre o seu amor.
Não pára de me dar beijinhos se me ve triste.
Não pára de rir comigo quando estamos na brincadeira.
Tem um verdadeiro sentido de familia e de amor aos seus (e nisso apesar de ser tao pequenino, é mais maduro que muitos adultos).
Não gosta de perder nem aos berlindes.
É um nerd das matemáticas e se o querem ver entretido é dar-lhe contas para fazer.
É muito activo e já tive dias de me por à procura do botão para o desligar eheheh.
É pirata e brincalhão.
É lindoooooooooooo e muitas mais coisas... porque acima de tudo é meu.

E as saudades que tenho das secas que me dá a jogar playstation?... São dias inteiros com ele, os dois agarrados aos comandos porque temos que acabar o jogo. E aqui a mãe como até gosta de jogar, faz a vontade ao seu feitio de querer superar tudo o que lhe aparece, rápido, rapidinho.
Costumo dizer que o puto é "enxertado em corno de cabra" e quando mete uma coisa na cabeça... não descansa. Ainda bem que ele é assim. Ainda bem que ele tem na cabeça o amor por mim. Eu, ando sempre com ele no coração.
Amo-te até ao infinito e como ja sei que não vais querer ficar a perder e que vais dizer que me amas mais e que é qualquer coisa como mil vezes até ao infinito... pois mor... eu amo-te "infinitamente", muito, muito, muito e não há nada que ultrapasse o que sinto por ti.

Mentindo ao coração

Tanto faz nada
Nada não se faz
Tudo tem a sua razão
Tanto dá como não dá
Só mentindo ao coração
Não faças por mim
Faz por ti
Faz assim paixão
Dá-te a mim
Faz tudo
Dou-me aqui

Partiu-se

A obra propriamente dita, quase arrematada em leilão lol


Pintar






Eu e o meu "studio" improvisado no chão do meu quarto. A artista esforça-se, trabalha em condições adversas, pinta em tela sem moldura e com pinceis próprios da escola primária. Diz que já não passo sem pintar, sem esborratar e a obra de arte desta tarde até já teve licitação lol. Estou a considerar fazer disto um negócio hahaha

Música... "Take 2"

Não sei se já repararam mas eu gosto muito de música. A par do tema que prometi não referir tão cedo é das coisas que mais preenchem este espaço.
Música, vídeos de música e letras de músicas. Isto porque para mim a música é um conjunto de sons, melodias, batidas e letras, palavras que me soam bem, que me tocam e que por vezes me dizem algo.
Não sei se vos acontece o mesmo, mas uma música pode ter o poder de me transportar para longe. É só uma questão de gostar dela. Evoca-me recordações, provoca-me sentimentos e se deliro muito, até parece que as letras de determinadas músicas foram escritas a pensar em mim.
O poder ilusório da mente é muito grande lol. De qualquer forma é assim que fico a adorar certas músicas, ou a detestar. Tudo depende...
Quando ouço música a minha maior preocupação, é perceber a letra, compreender o texto e às vezes interpretá-lo a meu belo prazer, mesmo assim... da forma que me der mais "jeitinho". Algumas letras dizem-me mais que a própria música e... sinto cada palavra cantada.
De facto, a música para mim é tão importante que não posso passar um dia sem ouvir um som e dependendo da música que ouço logo pela manhã, poderei ter um dia mais "hip" ou mais "hop". Mas que me influencia?!?!? Lá isso é verdade.
Da primeira música do dia poderá resultar que o passe a cantar, ou não, preferindo-se sempre a primeira opção. Até me acontece, estar em algum sitío e só porque toca uma música na rádio,,, de repente "viajar" e dou por mim no passado, ou no futuro, mas longe do presente,.
Por isso há já algumas letras de música por aqui. E por isso também, se seguirão mais. E por isso também, aproveito para deixar por aqui uma letra, que fica com dedicatória. Tinha mesmo que por aqui isto e só tenho pena de não a poder cantar pessoalmente. Há-de haver uma pessoa a ler que sabe muito bem do que estou a falar... quanto aos restantes leitores, as minhas desculpas, mas é uma daquelas coisas que guardo só para mim. Também não podem ficar a saber tudo...
Ora ai vai!

I remember when, I remember, I remember when I lost my mind
There was something so pleasant about that phase.
Even your emotions had an echo
In so much space

And when you're out there
Without care,
Yeah, I was out of touch
But it wasn't because
I didn't know enough
I just knew too much

Does that make me crazy
Does that make me crazy
Does that make me crazy
Probably

And I hope that you are having the time of your life
But think twice, that's my only advice
Come on now, who do you, who do you, who do you, who do you think you are,
Ha ha ha bless your soul
You really think you're in control

Well, I think you're crazy
I think you're crazy
I think you're crazy
Just like me

My heroes had the heart to lose their lives out on a limb
And all I remember is thinking, I want to be like them
Ever since I was little, ever since I was little it looked like fun
And it's no coincidence I've come
And I can die when I'm done

Maybe I'm crazy
Maybe you're crazy
Maybe we're crazy
Probably

"Gnars Barkley - Crazy
"

Ora... raciocinem comigo...

Ando eu aqui há um mes a falar nos quase tres meses que cá estou e de repente apercebi-me:
- Sylvia Maria tu não andas bem moça... Então mas que dia é hoje???
Tipo... dahhhhhh... estamos a 6 de Setembro. Fez-se luz e quase parece que desceu o Senhor à Terra, eu nao dei por falta de um mes. É que não dei mesmo!
Recebi um telefonema de uma moça tuga que me disse que estava em Maputo há 3 meses e qualquer coisa e que tinha vindo dia 26 de Maio. E eu pensei: "Sylvia Maria tu vieste dia 16 de Maio!!!"
Logo... são quase 4 meses de passagem por moçambique, uma montanha de cinco minutos passados aqui em África e eu tenho andado a pensar (e até falei sobre isso com alguém) que ainda iam fazer 3 meses. Mais uma vez não dei pelo tempo passar. Tenho a noção do dia em que estou todos os dias pelas mais diferentes razões mas, o mesmo não se passa com os meses. Parece que de vez em quando há uma semana que desaparece, tal o ritmo a que decorre. Salta-se de um fim-de-semana´para outro a uma velocidade vertiginosa. Só mesmo estando cá para saber a sensação.
E eu não sei se estou em psico-negação, mas por alguma razão o meu cérebro teima em ir subtraindo tempo ao tempo. Acho que não quer acreditar que o tempo está a passar e poderemos estar para ficar mais.
De 16 de Maio a 6 de Setembro são quase 4 meses que voaram e já me estou a assustar porque por este andar passam-se mais 4 meses e eu ainda vou cá estar.
É mais forte que eu e sinto que é aqui que tenho que estar agora e pronto. Não consigo desarredar pé daqui, nem mesmo nos dias em que ando "tifada". Olha... sabes o que te digo??? Deixa andar.... Logo se ve. A solução para este dilema como se diz em bom moçambicano: Há-de vir!!!!!

P.S.: A seguir a isto eu prometo não escrever as palavras "mes" e "meses", nem abordar o tema "tempo" durante os próximos 100 posts do 5minutes... Até eu já não aguento hihihi

E porque raio temos de ser perfeitos?

Parece que todos esperamos a perfeição de alguém. Eu quero que sejas perfeito, tu queres que eu seja perfeito, nós queremos que eles sejam perfeitos. Mas ninguém é perfeito. Desde a última vez que vi... somos todos humanos. Pessoas com defeitos e virtudes, com excessos e falhas. Pessoas diferentes umas das outras. É assim nao é? Ou estarei enganada?!?!?

Lindoooooooo

We'll do it all
Everything
On our own
We don't need
Anything
Or anyone

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

I don't quite know
How to say
How I feel

Those three words
I said too much
They're not enough

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

Forget what we're told
Before we get too old
Show me a garden that's bursting into life

Let's waste time
Chasing cars
Around our heads

I need your grace
to remind me
to find my own

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

Forget what we're told
Before we get too old
Show me a garden that's bursting into life

All that I am
All that I ever was
Is here in your perfect eyes, they're all I can see

I don't know where
Confused about how as well
Just know that these things will never change for us at all

If I lay here
If I just lay here
Would you lie with me and just forget the world?

"Snow Patrol - Chasing Cars"

Cada vez mais me convenço que a estrada da vida é feita de curvas...

Hoje abri o link do 5minutes sem saber se ia escrever ou não. Até tenho onde me inspirar mas não sabia bem se me apetecia falar sobre um sábado ocupado num semi-trabalho/convivio com amigos e um domingo passado num convivio da comunidade de Goa em Moçambique. Mas não é sobre isso que quero falar.
Lembrei-me de repente... faz hoje um mes, comecei a escrever. E até já considero que posso classificar assim o que faço aqui... escrevo. De tal forma estou a adorar faze-lo que me sinto assim como num namorico adolescente e até acho que isto de cumprir um mes bloguiano é importante. Esclareço no entanto que não estou a ter nenhum ataque psicótico de gaja com pretensões a artista. Não, nada disso!
Apercebi-me que é um mes de escrita mas, já são quase tres meses de TIFA e que foi ela que me pos a escrever. Penso no tempo que passou num instantinho, a correr, como que fugindo das mãos, Como se tivesse que ser assim... tudo rápido, rapidinho. E com tanta pressa no passar do tempo, nem me dei conta mas tanta coisa mudou entretanto em mim, para mim.
Faz quase um ano que virei a minha vida do avesso... tomei decisões e mudei tudo. E esse ano também passou a correr, com uma sucessão de acontecimentos que nem sempre controlei. Lembro-me de uma discussão recorrente com uma pessoa amiga e que sempre me disse que "a vida é o que nós fazemos dela, ponto final". Eu cada vez mais penso... sim, mas tambem será que não é a vida a fazer de nós quem somos? Parece-me um pouco arrogante acharmos que podemos ditar a nossa vida, pois nem tudo depende de nós. Volta e meia tudo muda, tudo está diferente e de repente o caminho que temos de seguir é outro. Há um ano atrás não me imaginava aqui. Há escolhas possíveis e a minha escolha há um ano atrás foi sair de Portugal. Podia ter escolhido ficar mas iria detestar-me... no fim da minha vida só me quero arrepender do que fiz. Nao quero chegar ao fim da estrada e pensar como seria se tivesse feito assim ou assado. Essa não sou eu. Eu só se não puder, de resto eu vou, eu faço e só me quero arrepender do que faço e não do que poderia ter feito. Não tem sido fácil mas tem sido revelador e precisava de chegar aqui porque sinto-me agora a viver. Sei quem sou, reflicto sobre o que fui e estou pronta para avançar, para seguir em frente. Continuo sem saber quando volto para Portugal, mas a qualquer altura pode ser, sem problemas... estou pronta. No entanto algo que me diz que não vai ser já e estou pronta também, para ficar mais um tempo. O que virá dai não sei, mas deve ser a vida a fazer das suas e a fazer algo de mim. Eu aceito mas sempre com as mãos no "volante", nao vá a vida distrair-se e espetar comigo numa curva. Cada vez mais me convenço que tinha que passar por este ultimo ano, por estes tres meses em África, por este mes de escrita. Cada vez mais me convenço que a estrada da vida é feita de curvas e contra-curvas mas que as mesmas existem às vezes para contornar montanhas. Cada vez mais acredito que chegarei ao final. Mais sã, mais consciente. Estão a ser tempos de mudança e eu estou a gostar. Estou a gostar...